beatriz ferreira pinto
psicóloga | crp 06/149927
psicóloga | crp 06/149927
Residente no litoral paulista, sou psicóloga atuante na abordagem psicanalítica desde 2018 na área clínica destinada ao público feminino e LGBTQIAPN+;
fui construindo meus saberes a partir de formações nas áreas de semiótica psicanalítica, sexualidade e gênero, relações materno/familiares e psicossomática;
meu trabalho é realizado a partir da ideia da clínica ampliada, no que se constitui a visão integral do ser na sua formação física, psicológica, social e cultural - ampliando o conceito de saúde mental para além da clínica e suas especificidades. Olhando o sujeito, inserido no meio, com consideração e respeito a sua individualidade e subjetividade;
entendo a psicologia clínica como uma oportunidade de encontro consigo e com o todo. Seguindo a ideia de que não há cura aos sofrimentos presentes na vida, mas há construção de formas de cuidado, isso sendo o sinônimo de saúde mental.
As sessões acontecem no formato online e seguem a teoria psicanalítica como base para o atendimento focado no público feminino e LGBTQIAPN+
sigilo.
Este é um dos pilares fundamentais da psicoterapia a fim de garantir a construção de uma relação de confiança. Seguindo o artigo 9º do Código de Ética: “A psicóloga irá respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confiabilidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que tenha acesso no exercício profissional.”
diversidade.
A terapia é lugar de escuta, acolhimento, compreensão e respeito a todas as diversas formas de existir. Sempre levando em consideração os contextos sociais, culturais, políticos, religiosos e históricos do paciente, preservando a sua singularidade.
tempo.
É incerto o tempo que acontecerá o processo terapêutico. A terapia é uma construção única de cada indivíduo e que vai ter o ritmo, a movimentação e a extensão que couber bem às questões do paciente.
ambiente.
É fundamental o cuidado com o ambiente que acontecerá a terapia. É preciso a escolha de um espaço seguro, confortável, silencioso, com boa conexão de internet, onde não haja interrupções e a presença de outras pessoas. Dê preferência a computadores e notebooks para evitar notificações do celular no decorrer da sessão, além de optar por fones de ouvido garantindo a melhor qualidade do áudio. O espaço construído de forma cuidadosa é o primeiro olhar terapêutico que se pode ter ao iniciar esse processo.
relação.
A terapia só pode acontecer através de uma relação entre paciente e psicóloga. Essa relação de confiança é construída a partir do tempo, das ações de cuidado e permanente abertura para uma comunicação livre entre as partes.